sábado, 10 de novembro de 2012

OPINIÃO - A Mão do Diabo, José Rodrigues dos Santos

A Mão do Diabo

Sinopse:
"A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

O fugitivo escondeu um DVD escaldante que compromete os responsáveis pela crise, mas para o encontrar Tomás terá de decifrar um criptograma enigmático.

O Tribunal Penal Internacional instaurou um processo aos autores da crise por crimes contra a humanidade. Para que este processo seja bem-sucedido, e apesar da perseguição implacável montada por um bando de assassinos, é imperativo que Tomás decifre o criptograma e localize o DVD com o mais perigoso segredo do mundo.

A verdade oculta sobre a crise.


Numa aventura vertiginosa que nos transporta ao coração mais tenebroso da alta política e finança, José Rodrigues dos Santos volta a impor-se como o grande mestre do mistério. Além de ser um romance de cortar o fôlego, A Mão do Diabo divulga informação verdadeira e revela-se um precioso guia para entender a crise, conhecer os seus autores e compreender o que nos reserva o futuro
."

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 592
Editor: Gradiva Publicações

* Sinopse e imagem retiradas do site da Wook

Opinião:

"E o burro sou eu?"
Pois é, ler este livro abre os olhos do leitor. Por vezes, eu não sabia o que deveria pensar depois de ler algumas informações que constam deste almanaque da crise, se me permitem o desabafo.
Em a Mão do Diabo o leitor fica imediatamente absorvido...não fosse o tema tão conhecido de todos nós, que praticamente "já bateu à porta de quase todos os portugueses"....a crise...a queda do poder económico...o desemprego...

Começa desde logo a abordar os problemas arrasadores e que estão patentes na Grécia:
- Um país com 13º, 14º e 15º mês!
- Justificação do perdão da dívida por se tratar do "berço da civilização";
- Justificação dos subornos/corrupção que não faltam na função pública como "A felaki é uma velha tradição cultural";
- Utilização desmedida por parte da Grécia do dinheiro emprestado com a justificação de "modernização da economia".

José Rodrigues dos Santos aborda temas de extrema relevância, tais como a realidade de quem está no desemprego, o aumento dos impostos, a chegada do FMI, as PPP (em que a noção de uma PPP é completamente distorcida para Portugal). Aliás, do meu ponto de vista, tudo é distorcido para Portugal, porque sinceramente os políticos resolvem as questões quase todas recorrendo ao engodo! Seja o diz que disse, seja regulamentar/legislar a seu bel-prazer. Como lhes dá na real gana ou para facilitar a vida de quem os suborna. Tal como as "medidas" que tanto gostam de aplicar, é como se faz a um juiz: atira-se o barro à parede, se não correr bem "deu-me sopas". Basta! Está na hora de o povo dar sopas a estes políticos e mandar de uma vez por todas sair do poleiro em que estão!

Desculpem o meu desabafo ao longo do texto, como sabem é um assunto muito delicado em que vivemos nos dias de hoje, que não posso deixar passar em branco algum do sentimento de terror e tal como qualquer jovem português, de indignação!

Em A Mão do Diabo são abordados fenómenos como crowding out, default e a saída do euro. Mas não posso deixar de dizer que gostei muito da criação fictícia do Tribunal Penal Internacional para apuramento da responsabilidade de quem criou e originou a dita crise.

A meu ver é possível alertar e informar sobre os temas sem tomar um lado político. Portanto, presto desde logo os meus sinceros parabéns ao "nosso" Português dos Santos que nos traz esta "ficção" tão realista!

*texto escrito por mais uma indignada em Portugal!



Quem quiser consultar a entrevista ao autor pode ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário