sexta-feira, 26 de abril de 2013

OPINIÃO! «Casas que fizeram Lourenço Marques», Alfredo Pereira de Lima

Autor: Alfredo Pereira de Lima
Colecção: Compendium
Páginas: 120
Data de publicação: Fevereiro de 2013
Género: História
Preço: 12,00 €
ISBN: 978-989-697-990-4

Consultar o livro na editora: aqui

Sinopse:
"Que importa termos perdido as nossas colónias?
Que importa termos perdido a nossa terra?
Estes acontecimentos perdem-se hoje nas memórias do nosso passado...
Aquilo que importa é que o sacrifício, a determinação, o esforço dos nossos pioneiros, o sangue dos nossos mártires, dos nossos heróis, dos nossos soldados, e de todos aqueles que deram a vida pela Pátria ficaram para sempre registados nas páginas da nossa História, como símbolo desses tempos difíceis e como um nobre exemplo de coragem e de amor pátrio.
Aquilo que mesmo importa é, sobretudo, que ficaram gravados também dentro do coração de todos nós, os que continuamos a trazer Lourenço Marques nas nossas recordações e nas nossas memórias...
Maria Cristina Fragoso Pereira de Lima"

Opinião:
Casas que fizeram Lourenço Marques é uma reedição do livro escrito e publicado por Alfredo Pereira de Lima em 1968.

Alfredo Pereira de Lima, tem uma biografia recheada, digna de um grande homem. Jornalista, autor de diversas obras, com excelentes louvores, participou em vários trabalhos de investigação histórica, nomeado superintendente do Museu Histórico da Cidade de Lourenço Marques em 1962 são apenas alguns exemplos.

O autor relata a evolução histórica de Lourenço Marques pelas suas casas, com um vigor apaixonante, próprio de um filho que ama a sua terra e as suas origens

Nesta obra são apresentadas com rigor as dificuldades e vicissitudes que tantos homens e mulheres enfrentaram para transformar Lourenço Marques na cidade habitável que hoje se apresenta aos nossos olhos, actualmente com a designação Maputo. Alfredo Pereira de Lima começa por explicar a construção das primeiras casas (tipo palhota) no final do século  XVIII. A miséria e a falta de condições de habitabilidade foram um desafio constante para a «colonização», que na sua grande maioria era interpretada como um «vocábulo» tão injuriado.

Ao longo dos anos a sustentabilidade foi mantida por casas que vieram permitir habitações mais definitivas e o autor consegue prender o interesse do leitor nesta evolução de Lourenço Marques, pelos diferentes estilos e fisionomia conforme os materiais que eram disponibilizados e comercializados . 
Apesar de ser um livro sobre casas, aparentemente um livro banal, é uma obra muito interessante de ler pelo assunto, rigor e prestígio do autor.

Foi um prazer conhecer a evolução por detrás da cidade que hoje existe e os nomes de quem tanto fez e trabalhou para que tal fosse possível.

Afinal quem não conhece e ouve histórias contadas por amigos, familiares, conhecidos e até mesmo figuras públicas sobre Moçambique?
A vida, as tradições, o clima e a cultura...e também as casas! A maioria das pessoas tem saudades e grande parte gostaria de voltar...as recordações são boas e as memórias não desaparecem. Resta partilhar com os mais próximos para que a história de Lourenço Marques nunca seja esquecida.

Casas que fizeram Lourenço Marques é uma obra que vem despertar recordações e saudades de outros tempos e lugares! 

Um livro que adorei ler, pelo peso da sua cultura.


1 comentário:

  1. É com muito orgulho que os filhos de Alfredo Pereira de Lima comunicam a re-edição de mais um livro de seu Pai - "Edifícios Históricos de Lourenço Marques".
    A opção recaiu neste livro, por se tratar de uma natural sequência relativamente ao que foi re-editado em Fevereiro deste ano - "Casas que Fizeram Lourenço Marques".
    Neste livro, desenvolve o autor um estudo aprofundado de vinte e oito edifícios com história, alguns deles entretanto demolidos.
    A edição original, foi publicada em 1966, pela Livraria Académica de Lourenço Marques.

    Com a presente re-edição, comemora-se o 50º aniversário sobre a data em que Alfredo Pereira de Lima promoveu a edição de três dos vinte e um livros publicados, dando então início à sua carreira de escritor.

    A sessão de lançamento do livro teve lugar este sábado, 9 de Novembro, pelas 15h30 no salão nobre do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras, tendo estado presentes descendentes de vários colonos e pioneiros, família e amigos do escritor, além de muitos ex-residentes em Lourenço Marques.

    https://www.facebook.com/pages/Obras-de-Alfredo-Pereira-de-Lima/632676136746062

    ResponderEliminar