domingo, 14 de abril de 2013

OPINIÃO! - «A Queda dos Gigantes», Ken Follett


Trilogia O Século - Livro 1
Autor: de Ken Follett
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 928
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722344289
Coleção: Grandes Narrativas

Um dos autores mais lidos no mundo, com cerca de 100 milhões de leitores.


Sinopse:
"Em A Queda dos Gigantes, o primeiro volume da trilogia "O Século", as vidas de 5 famílias - americana, alemã, russa, inglesa e escocesa - cruzam-se durante o período tumultuoso da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do Movimento Sufragista. 
Neste primeiro volume, que começa em 1911 e termina em 1925, travamos conhecimento com as cinco famílias que nas suas sucessivas gerações virão a ser as grandes protagonistas desta trilogia. Os membros destas famílias não esgotam porém a vasta galeria de personagens, incluindo mesmo figuras reais como Winston Churchill, Lenine e Trotsky, o general Joffreou ou Artur Zimmermann, e irão entretecer uma complexidade de relações entre paixões contrariadas, rivalidades e intrigas, jogos de poder, traições, no agitado quadro da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do movimento sufragista feminino. 
Um extraordinário fresco, excepcional no rigor da investigação e brilhante na reconstrução dos tempos e das mentalidades da época."

* Imagem e sinopse retiradas do site da Wook e podem consultar aqui.

Opinião:
Esta obra é simplesmente extraordinária!

É interessante devido ao tema que aborda, é apaixonante pelo enredo das personagens e cativante pela mestria do autor. E entendo que mesmo assim não estou a ser justa na descrição.

O tema em questão tal como refere na sinopse é sobre o período da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do Movimento Sufragista.

Fiquei imediatamente envolvida mal iniciei o livro e foi maravilhoso apesar de demorar um pouco já que são 917 páginas que entendi que tinha de ler devagar para saborear todas as palavras desta obra.

A Queda dos Gigantes é rico em personagens não só em quantidade como também em qualidade. Retrata a história de várias famílias e é possível mesmo assim o leitor manter uma ligação muito forte com todas elas. As  personagens são muito bem construídas e posicionadas num romance histórico e melhor que isso, o autor consegue colocar essas mesmas personagens fictícias junto de personalidades históricas, com uma mestria fascinante.

Ken Follett deixa o leitor completamente embebecido com uma mistura de emoções tão bem caracterizadas.

Mais uma vez lembrei-me dos primeiros livros que li sobre a guerra (Segunda Guerra Mundial) do autor Sven Hassel. Para mim foi um autor que me deixou maravilhada com as descrições apresentadas por quem viveu os tempos de guerra na primeira pessoa que não deixam o leitor indiferente, já que consegue transmitir sentimentos de puro horror e agonia através de palavras, o que por vezes não é fácil. 

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário