quarta-feira, 5 de junho de 2013

OPINIÃO! «Labirinto de Mágoas - As Crises do Casamento e como Enfrentá-las», Daniel Sampaio

Autor: Daniel Sampaio   
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 240
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722125895

Sinopse:
"Numa época como a nossa, em que cerca de metade dos casamentos terminam em divórcio, o problema torna-se sério e não deixa ninguém indiferente.

Pode dizer-se que todos nós, direta ou indiretamente, somos atingidos pelo fenómeno e pelas suas consequências, e que todos nós, ainda que em diferente medida, temos que o enfrentar. Que fazer então? Neste livro que agora entrega ao público - Labirinto de Mágoas. As crises do casamento e como enfrentá-las - Daniel Sampaio conduz-nos numa reflexão tão profunda quanto ampla sobre todos os aspetos da questão: como se manifestam, e quais são, os primeiros sintomas da desagregação do casal; como detetar esses sintomas e como adotar perante eles uma atitude crítica; como lidar com os filhos dentro de um casamento que se desagrega; que papel pode ter a família de cada um dos cônjuges; qual o papel e virtudes da terapia conjugal; como conduzir um divórcio (se for esse o caso) com o menor número de danos. No final de cada tema existe a rubrica.

O livro conta ainda com um capítulo dedicado aos conflitos próprios da conjugalidade gay e lésbica
.
"

Opinião:
"Labirinto de Mágoas" não é um livro de auto-ajuda, é um livro que nos permite pensar muito seriamente sobre o significado do casamento, como também do divórcio.

É certo que a sociedade está em constante mutação, tal como o desenvolvimento das relações humanas. O que era ontem, pode ser hoje mas já não será amanhã. Daí que seja importante entender e esclarecer as ligações que envolvem duas pessoas. 

Ainda há uns anos, numa família cada um tinha o seu papel, do homem provinha o sustento pois levava para casa o rendimento da força do seu trabalho, já a mulher tinha ao seu cuidado os filhos e a casa.
Contudo a mulher tinha que ter paciência e habilidade na sua comunicação com o marido, uma vez que existia uma hierarquia familiar muito vincada.
Hoje uma relação familiar é totalmente diferente e é isso que o autor explica, recorrendo a casos clínicos.

Daniel Sampaio recorre a tópicos que permitem ao leitor reflectir sobre determinadas acções e escolhas numa relação a dois.

Claro que o autor evidencia a importância de vários conceitos numa relação, tais como atenção, disponibilidade afectiva, comunicação, equilíbrio, entre outros. No entanto, nunca usa um estilo de sobrepôr o que é correcto, a sua intenção é sem dúvida levar o leitor a reflectir. Método que eu considerei bastante positivo e motivador.

O progresso da mulher na carreira profissional também é abordado e muito pertinente, já que a ajuda do companheiro é fundamental nestes casos. 

Outro tema determinante na presente obra é tratado pelo Dr. Pedro Frazão no capítulo 8 - "No que diz respeito ao amor, andamos todos às escuras. Reflexões em torno da conjugalidade gay e lésbica".

No geral, um bom livro para quem queira progredir um pouco a sua relação (quer se encontre bem ou um pouco abalada) e entender também como funciona a psicologia matrimonial.

Boas Leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário