terça-feira, 20 de agosto de 2013

OPINIÃO! «A Morte do Rei de Espanha», de Carlos Daniel

Autor: Carlos Daniel
Colecção: Viagens Na Ficção
Páginas: 390
Data de publicação: Julho de 2012
Género: Ficção
Preço: 14,00 €
ISBN: 978-989-697-695-8

Sinopse:
"Juan Muriel vê o pai agredido e enxovalhado numa esquadra da Guardia Civil. O seu pai é acusado d'Os horrorosos crimes de Cádis e todas as provas apontam nesse sentido.
Num enorme quadro, suspenso por cima da secretária do comandante, a figura do Rei legitima toda a violência e todas as infames acusações que se abatem sobre Pedro Olivares e que irão destruir a sua vida e o seu império.
Juan Muriel tem apenas dez anos, mas estabelece como único objectivo da sua vida matar o Rei de Espanha.
Os anos vão cimentando a sua obsessão doentia.
Tem a seu favor um tempo infinito para cumprir a sua vingança e um plano perfeito para a executar.
Basta que o Rei venha a Lisboa.
Esse dia chegou
."

Opinião:
Sublinho desde já que adorei o livro! 

A Morte do Rei de Espanha começa com a prisão de Pedro Olivares assistida pelo seu filho de 10 anos, Juan Muriel Olivares Cardenas.

Pedro Olivares é uma personagem forte e inteligente com uma consciência inabalável de tal forma que insistiu que o seu filho Juan, pudesse acompanhar o pai desde logo aquando da sua prisão e também ao longo do julgamento mais falado de Cádis.

Pedro Olivares foi condenado de imediato pelo povo, um povo que não se dignou a esperar a sentença do tribunal, por se tratar de um assassinato de três pessoas com contornos violentos e muito suspeitos.

O seu irmão, Álvaro Olivares tem também um papel fundamental, pois coube a ele acompanhar o sobrinho Juan sob a ordem e direcção do pai que se encontrava na cadeia.
Tais circunstâncias marcam a infância de Juan de tal forma, que passa a ver na figura imponente do rei a culpa que tanto procura, sendo certo que será ele, Juan Cardenas o carrasco do Rei de Espanha! Estes tormentos perseguem Juan até Lisboa, onde aumenta a sua obsessão e configura um plano metódico para concretizar a sua vingança, contudo a entrada de Sara Marques na sua vida vem abalar o seu desempenho, com emoções que até então desconhecia.

"A Morte do Rei de Espanha" descreve uma ligação muito especial, a ligação de um pai e um filho. 
Ao longo de todo o processo judicial, Pedro Olivares não deixa de educar e preparar o seu filho, incutindo-lhe educação e valores morais. Muito sinceramente a ligação destas personagens descrita nesta obra, é de louvar. 

O autor Carlos Daniel, a meu ver conseguiu abordar de uma forma adequada, o processo judicial e psicológico de todos os envolvidos nesta nuvem negra que paira sobre a família Olivares. Criou vários momentos de suspense e de dúvida e ia revelando a informação aos poucos e no momento certo, o que me embrenhou ainda mais nesta leitura.

Em "A Morte do Rei de Espanha" temos claramente uma canalização de ódios e rancor em momentos de grande angústia e impotência perante atrocidades que acontecem na vida das pessoas, como também uma busca incessante por algumas palavras de inocência.

Uma obra que me marcou...

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário