domingo, 12 de janeiro de 2014

OPINIÃO! «Convulsão», Robin Cook

Autor: Robin Cook
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 420
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721052963

Sinopse:
"O senador Ashley Butler é um demagogo sulista, apoiante dos valores tradicionais americanos e contra qualquer inovação no campo da biotecnologia. O Dr. Daniel Lowell é um investigador que estuda uma nova técnica de clonagem que no futuro poderá salvar a vida a milhares de seres humanos. Mas Butler necessita da ajuda de Lowell para travar a progressão da doença de Parkinson. E, quando estas duas personagens entram em rota de colisão, nem mesmo uma convulsão os pode separar.
Convulsão é um romance de aviso sobre a época em que a política choca com a ciência e o conservadorismo com as novas tecnologias e onde somos arrastados para um mundo promissor mas, no entanto, assustador."

Opinião:
Convulsão descreve uma técnica inovadora, a Recombinação Homóloga de Segmentação Transgénica, com a qual, concretamente seria possível combater a doença de Parkinson. Com esta possibilidade o senador Ashley e o Dr. Daniel iniciam uma batalha pessoal onde o egoísmo e o orgulho, empurram para segundo plano a ética e a verdade.

Convulsão é uma obra que espelha o domínio da política sobre a ciência biológica. Através deste romance avultado de inteligência e emoção, o autor pretende demonstrar até que ponto seria necessário desviar a teia do poder político do contexto científico. Certo de que é necessário regular e fiscalizar as descobertas científicas, contudo em Convulsão podemos compreender até que ponto o proveito próprio de um político pode sobrepor-se às necessidades dos cidadãos. 
A personagem que o autor criou, senador Ashley Butler, caracteriza maravilhosamente bem um poder que lhe permite agir sem culpa, e com o qual, muitas vezes as consequências são afastadas de uma forma repugnante e superior!

Robin Cook acrescenta ainda um tema interessante, o Santo Sudário, um pano que alegadamente teria sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo, após a sua crucificação, o que levou a que fossem feitos diversos testes para apurar se contém sangue de Jesus Cristo. Pois bem, o senador Ashley tem intenções bastante curiosas para o possível sangue de Cristo que possa existir nesse pano. Pior? A igreja vai pactuar nestes intentos!

Já tinha saudades de ler um livro de Robin Cook, um dos meus autores favoritos!
A sua escrita é de facto maravilhosa e os seus enredos sempre tão talentosos!

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário