domingo, 14 de setembro de 2014

OPINIÃO! «Ciência: 4000 Anos de História», de Patricia Fara

Autor(a): FARA, PATRICIA
Ano: 2013, 1ª
Colecção: Horizonte da Ciência
Número de Páginas: 416
ISBN: 9789722417709
Tema: História
Código: 98003
PVP: 29,90 €

Sinopse:
"Em Ciência: 4000 anos de História, Patricia Fara reescreve o passado da ciência e oferece novas vias para a compreensão e o questionamento da nossa sociedade tecnológica moderna.
Percorrendo os séculos desde a Babilónia Antiga até às últimas experiências hi-tech nos campos da genética e da física de partículas, a autora explica-nos como a ciência pertence ao mundo prático da guerra, da política e dos negócios.

E, mais do que glorificar cientistas como heróis idealizados, conta-nos histórias verdadeiras sobre pessoas reais – homens (e algumas mulheres) que tiveram de ganhar a vida, cometeram erros e esmagaram rivais.

«Dizer que um livro leva ao exercício mental e que provoca apetite para outras leituras é o melhor elogio que se lhe pode fazer.

A obra de Patricia Fara tinha esse propósito e cumpriu-o plenamente.» - Do prefácio, do Professor Carlos Fiolhais"

Opinião:
Ciência: 4000 Anos de História é uma obra bastante prometedora, com um prefácio que não podia ser melhor. 

Convenhamos que quando se trata de ciência, «começar pelo princípio» não é tarefa fácil! Mas a autora acaba por estabelecer uma linha pela qual opta iniciar a descoberta de anos e anos de história e essa linha age como um modelo de fácil entendimento.

Aprecio a leitura de livros de história e de ciência porque há sempre mais alguma coisa para aprender e uma vez que sou curiosa, não posso deixar este género de leitura de lado. Contudo, apesar de enriquecer a nossa cultura geral, é certo que podem tornar-se aborrecidos.
Mas em 4000 Anos de História fiquei surpreendida porque de facto a autora usa uma escrita muito suave e simples, o que possibilita uma leitura muito motivadora.

Perceber que a autora não permitiu que o tema lhe impedisse de usar algum humor, foi uma surpresa boa!
Achei que a autora não tem qualquer problema em abordar o tema da superstição que muitas vezes é colocado de lado por alguns cientistas.

O que me cativou também, foi perceber que Patricia Fara pode não concordar com as ideias e crenças antigas, mas compreende a posição de quem em tempos defendeu determinada teoria e de uma forma clara consegue passar a ideia de respeito pelo trabalho e as opiniões abordadas e defendidas ao longo dos tempos.

Patricia Fara, na sua obra explora sem qualquer preconceito as crenças, experiências, heróis, obstáculos e abordagens de outros tempos. Mas esta obra é muito mais do que isso e a razão desta minha afirmação é tão somente porque me senti "guiada" por alguém que acima de tudo respeita a história como ela tem vindo a ser retratada, mas que aqui lhe dá o seu toque especial.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário