domingo, 29 de março de 2015

OPINIÃO! «Epidemia», Robin Cook

Epidemia
Autor: Robin Cook
Edição/reimpressão: 1995
Páginas: 240
Editor: Publicações Europa-América
ISBN: 9789721028135
Coleção: Obras de Robin Cook

Sinopse:
"Quando o director de uma clínica de saúde de Los Angeles e mais sete dos seus pacientes sucumbem ante um vírus extremamente contagioso e para o qual não existe cura, o Centro de Controlo de Doenças, de Atlanta, entra em alerta geral. A não ser que o vírus seja isolado e investigado, a humanidade pode vir a defrontar-se com a mais grave crise da medicina desde os tempos da peste negra. Nomeada pelo Centro para investigar a doença, Marissa Blumenthal, uma jovem médica, vê-se muito rapidamente mergulhada no pesadelo dos pesadelos. 

O caso da Califórnia é apenas o primeiro de uma série de surtos que ocorrem em áreas geográficas não relacionadas, mas com estranhos e intrigantes factores comuns: os locais onde surgem são sempre clínicas de assistência pré-paga, e as vítimas apenas médicos e os seus pacientes.
À medida que a sua investigação sofre reviravoltas cada vez mais estranhas, Marissa conclui que por detrás da ameaça natural paira uma possibilidade muito mais sinistra: sabotagem!
Antes de conseguir descobrir a verdade, terá de ultrapassar a fúria dos superiores, as dúvidas dos colegas e a ira de um poderoso grupo determinado em conseguir os seus fins, custe isso o que custar em termos de vidas humanas...incluindo a de Marissa.
Brilhantemente imaginada, "A Epidemia" 1987 é uma obra cheia de interessa e emoção com o estilo soberbo que é característico de Robin Cook."

Opinião:
Marissa Blumenthal depois de completar o curso consegue ser destacada para o departamento de Virologia, Serviço dos Patogénicos Especiais no Centro de Controlo de Doenças (CCD) em Atlanta, contudo ainda não tinha sido confrontada com a actuação no "terreno" onde se encontra a verdadeira acção e o perigo de contágio. 
No seguimento de uma doença séria e desconhecida numa clínica privada chamada Richter na Califórnia, Marissa desloca-se sozinha para analisar as causas da doença em questão.

Inicialmente pensava tratar-se de um vírus semelhante ao Ébola, sendo necessário para Marissa actuar de imediato, por forma a adoptar medidas de isolamento e protecção. Além disso, uma das suas funções passava também por descobrir como se iniciou o contágio.

É aqui que tudo se complica, Marissa começa a perceber que este vírus poderosíssimo capaz de se manifestar com poucas horas de incubação e com consequente registo de óbito dos indivíduos de um forma alarmante e rápida, manifesta-se de uma forma bastante suspeita....já que surge apenas nas clínicas privadas.

Numa corrida contra o tempo e com a sua vida em jogo, Marissa procura corajosamente chegar à verdade e descobrir os verdadeiros culpados pelos surtos de vírus em locais engenhosamente escolhidos. Mas será que estes criminosos podem estar mais perto do que Marissa julga?

Robin Cook mantém-nos presos na sua narrativa, com a dose certa de suspense e expectativa...

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário